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Tudo o que você precisa saber sobre o Marketplace


Mais de 33% de tudo o que se vende online nos Estados Unidos é através de marketplace.


Mais de 90% do que a China vende online, também é através deste modelo de negócio, além de tudo isso ele já tomou 25% do mercado online brasileiro.

Para você entender o que é o marketplace você precisa entender que tudo na vida é um processo de evolução, então desde os primórdios da humanidade a gente faz trocas, então por exemplo, uma pessoa produzia trigo e o outro tinha ovos, suponhamos que eu queria fazer omelete, mas ela não queria fazer pão, então a gente trocava, a partir disso nós começávamos a se conectar e encontrar pessoas que tinham as coisas que a gente precisava.

Desde então esse modelo acabou evoluindo para o surgimento do dinheiro, portanto começou a surgir as primeiras lojas e assim a gente começou a juntar essas pessoas nos mesmos lugares, depois uma grande instituição chamada mercado comprava tudo de todo mundo e vendia em um só lugar, depois ainda uma grande monstruosa construção de pedra colocava muitas lojas no mesmo lugar chamado shopping, por consequência começamos a aprimorar a forma de como nós nos conectamos, negociamos, e a forma que fazemos transações, com base nisso vem o marketplace para aprimorar ainda mais como a gente faz essas conexões.



O que é o Marketplace?


O marketplace é uma forma de conectar com quem está oferecendo alguma coisa com quem precisa daquela coisa, ou seja quem tem um produto com quem quer comprar aquele produto, quem tem um serviço com quem quer contratar aquele serviço, então realmente é como se fosse um shopping na internet você irá encontrar várias lojas oferecendo no mesmo lugar o que muitas pessoas querem.

Ou seja, ele é considerado vantajoso para o consumidor por reunir diversas lojas e marcas em um só lugar, facilita a procura do melhor produto e o melhor preço.

Sendo uma plataforma que conecta oferta e demanda de produtos ou serviços, dessa forma as vantagens desse modelo de negócio atinge todos os envolvidos, os clientes podem comparar os orçamentos e as avaliações de vários profissionais, já os vendedores e os prestadores de serviços podem divulgar o seu trabalho nessa vitrine online e conquistar mais clientes.

Por fim, quem é dono do marketplace consegue intermediar negócios e lucrar com as conexões estabelecidas.



Diferença entre o Marketplace e os outros modelos de negócios físicos...


Para esses outros modelos de negócio físicos sejam eles, lojas, comércios, fábricas, etc... Sempre irão precisar ter a matéria-prima, um processo de produção, processo de transformação e um processo de distribuição, e para você fazer esse tipo de negócio crescer você teria que comprar mais matéria-prima, contratar mais pessoas e aumentar o espaço onde o seu negócio físico está, portanto esse tipo de negócio irá precisar que você invista muito mais dinheiro para que ele cresça.

Dentro do marketplace é diferente, como você conecta compradores e vendedores o que você tem que fazer para ele crescer é apenas trazer mais dessas pessoas presentes na sua plataforma para o seu negócio, então você traz mais pessoas que oferecem e mais pessoas que compram, cujo irão acabar se atraindo de uma forma mútua, pois eles vão formar uma tribo ou seja eles vão fazer conexões que fazem sentido para elas.



Como funciona?

Os marketplaces são como shoppings virtuais, com a mesma proposta do shopping onde você tem um ambiente que tem muito tráfego, o negócio é vender espaços para comerciantes comercializarem seus produtos para esse tráfego que o shopping tem.

Na internet temos propostas bem semelhantes, um bom exemplo é o Mercado Livre, um site onde tem muito tráfego, e há espaços dentro desse ambiente para comercializarem seus produtos e pagam por esse espaço ao Mercado Livre, não é no formato de aluguel como no shopping, mas sim no formato de comissões!

Nesse formato há marketplaces que nasceram para serem marketplaces, comercializarem os produtos de outras pessoas, como exemplo temos a OLX, Bom Negócio, Mercado Livre, entre outros...

E também há outros sites que comercializam os seus próprios produtos como exemplo, Walmart, Ponto Frio, toda a parte do B2W como a Americanas e a Submarino eles são os próprios varejistas, só que eles tem tanto tráfego ou seja tantas pessoas buscando a marca para comprar os seus produtos, que eles deixam outros lojistas venderem para essa audiência dentro dos seus sites.

Se você acessar um desses sites citados anteriormente você irá perceber que em algum espaço irá esta escrito que aquele produto é comercializado por alguma empresa. Então, qualquer loja pode comercializar o seu produto dentro de um marketplace!

Para comercializar o seu produto, existem marketplaces que bastam você criar uma conta e começar comercializar o seu produto como por exemplo o Mercado Livre.

Existem outros marketplaces que você precisa negociar para ter os seus produtos comercializados nos ambientes deles como exemplo, os marketplaces de varejistas como o B2W você vai precisar negociar com eles a porcentagem, e existe um trâmite mais burocrático para ter os seus produtos comercializando dentro dessas lojas.

Mesmo tendo essa opção mais complexa ele não é tão difícil, é bem simples basta você entender as margens cobradas pelos marketplaces que varia bastante, geralmente vai de 9% a 18% que o marketplace cobra sobre uma transação, e você precisa ver se isso é lucrativo para o seu negócio e negociar com eles a melhor condição para a sua loja comercializar.

Essa taxa que o marketplace cobra é basicamente o mesmo custo que você teria de mídia, se você não tivesse esse produto sendo comercializado dentro desse portal você teria que investir em tráfego para trazer pessoas para o seu próprio ambiente, esse custo de mídia no varejo, e-commerce e lojas virtuais chega até 20% do custo do produto, só que muitas vezes você gasta em mídia e não consegue vender, já com o marketplace você só irá pagar quando vender, ou seja, então compensa! você tem que ter margem para conseguir pagar essa comissão para o marketplace e assim ser lucrativo para o seu negócio.

Uma das principais vantagens do marketplace é o fato desse canal de vendas super efetivo não ter riscos, caso você não venda nada, você também não paga nada, e isso é ótimo pra quem quer introduzir o e-commerce nos seus negócios ou até mesmo escalar as suas vendas.


Os 3 maiores Marketplaces
do Brasil


1º Mercado Livre: vem sendo o maior marketplace do Brasil, podemos afirmar que ele é o vilão e também a menina dos olhos azuis do condomínio, apesar das mudanças de regras constantes e muitos acabarem não curtindo muito, o Mercado Livre é um marketplace que vende demais, mesmo em qualquer nicho, na verdade o Mercado Livre vende até o que não pode vender, existem alguns produtos que a Anvisa não permite, que lá dentro do Mercado Livre ele bloqueia quem vende, mas mesmo assim quem vende consegue vender um pouco de tanto que vende, ou seja vende muito!


2º B2W (Business To World): nela você pode vender como MEI, só que com o MEI ela te limita um pouco em relação as vendas no quesito de entrega, se você é ME ela te entrega bastante vendas, mas se você é MEI ela te entrega menos vendas para você, e quando você fatura R$15.000 em um mês ela bloqueia o seu cadastro momentaneamente até virar o mês, isso é bom para você não tomar uma multa da receita federal, mas devemos concordar que isso é um tipo de acomodação, porque poxa cara você tá vendendo R$15.000,se regulariza para você vender mais, porque ai não há motivos de você não vender mais ainda.


3º Magazine Luiza: vem crescendo muito nos últimos anos, com a tendência de ser o maior marketplace do Brasil em 3 a 5 anos, todo mundo que entra no Magazine Luiza começa a vender, eles estão bons, taxa baixa, etc... Está uma maravilha! Talvez seja uma boa hora para aproveitar essa onda boa do Magazine Luiza.


Qual o melhor para começar? Loja Virtual ou Marketplace?


Por onde que eu começo as minhas vendas? Por onde eu começo no meu e-commerce? Eu monto a minha loja virtual própria ou eu começo vendendo através de marketplaces? Aposto que alguma dessas dúvidas já passaram pela sua cabeça se esse é o caso continue lendo esse artigo porque ele irá te ajudar a ter mais clareza do que fazer...

Loja virtual, por onde começar? Primeiro vamos seguir um conceito para que você nunca mais venha ter esse tipo de dúvida, não importa quantos negócios você venha a lançar daqui para frente, enfim, o grande segredo das vendas pela internet é (audiência) são as pessoas que ficaram, entram no site daquela marca, segue aquela marca nas redes sociais e se envolvem com ela, podemos dizer uma loja que vende diversos produtos...

Essa é a grande sacada do e-commerce quem tem audiência vende, quem não tem audiência não vende!

Consequentemente quem tem audiência trabalha para aumentar essa audiência, quem não tem audiência tem que trabalhar para construir essa audiência, reconstrução dela em si necessariamente não é fácil, só que quando você tá começando no e-commerce e se você tá dentro do grupo dos que não têm audiência, beleza, então talvez seja relevante você focar de uma vez por todas em construir a tua audiência para que você consiga fazer vendas.

E aqui vai um exemplo muito comum, muitas pessoas começam e a primeira coisa que elas fazem é montar uma loja virtual, no Instagram ou Facebook e a partir disso começam a fazer postagens de produtos e assim por diante... E o mais interessante é que essas pessoas se surpreendem porque em alguns dias elas percebem que não venderam nada! Não conseguem entender o porquê, sendo simplesmente por elas não terem audiência, ou seja, elas estão publicando conteúdo para quem? Para ninguém, ninguém a segue, ninguém a acompanha, ninguém sabe que a tua marca existe, em paralelo a isso existem várias pessoas que já conhecem os marketplaces, Mercado Livre, Magazine Luiza, B2W, etc...

E agora falando um pouco do mercado que você está inserido, o produto que você vai vender existe uma coisa chamada (demanda), e essa demanda ela é controlada pela quantidade de pessoas que estão interessadas ou estão precisando comprar determinado produto.

Quando você vai trabalhar com produtos comoditizados ou commodities, são produtos que várias lojas vendem o mesmo produto e cada um vai colocando ali teu preço, em alguns casos nem tem preços diferentes, o fabricante determina o preço tabelado e por aí vai, isso acontece em muitos produtos, quando você vai trabalhar com esses tipos de produtos que as pessoas já estão normalmente pesquisando, elas já conhecem para que serve e como usar isso, elas já tem uma noção real das necessidades que se encaixam com aquele produto, o que acontece é que esses são os produtos que já possuem uma demanda própria, os que há pessoas pesquisando por eles nesse exato momento, milhares de pessoas por dia pesquisando por eles dentro das principais lojas virtuais do Brasil. Então se você vai começar com esse tipo de produto já esta entendido.

Esse produto tem demanda? Ele já é conhecido? Resolve problemas? As pessoas sabem disso? Se sim, o marketplace pode ser o canal para você começar porque provavelmente irá te dar um resultado mais rápido...

Agora vamos supor que você esteja trabalhando com uma marca nova ou lançamento de produto, um produto que você está lançando no mercado, que você tá importando, uma novidade, ninguém conhece ainda ou uma marca, ou o produto para que ele serve, mas você tem a certeza de que quando as pessoas entenderem o valor que esse produto gera, muita gente vai querer esse produto, ou seja você irá precisar criar uma demanda para esse produto, não adianta colocar esse produtos backspace porque não tem demanda e ninguém sabe o porquê da existência dele, ninguém vai pesquisar por ele, agora neste caso você terá que trabalhar para criar uma demanda.


Como é que você pode criar demanda para um produto?


Fazendo publicidade, gerando conteúdo, gerando alcance através de influencers, ou seja impactando cada vez mais pessoas com as necessidades que se encaixam com esse produto.

Para fazer isso os marketplaces não são canal relevante, porque você não tem controle sobre o que acontece ali dentro, então se esse é o teu caso e você está trabalhando com produtos novos, lançamentos, etc... Construir a tua própria audiência, em outros termos construir o teu próprio canal só para a loja virtual pode ser o canal mais relevante para você... É lógico que algum tempo esse produto vai começar a ter demanda e depois que você conseguir criar essa demanda e as pessoas começaram a buscar pela internet a fora por esse produto, aí sim torna interessante ir para os marketplaces.

E voltando para o primeiro cenário, suponhamos que você começe através dos marketplaces, você tá aproveitando uma demanda que já existe, e logo logo as pessoas vão ver que elas estão comprando através da sua marca, e lá dentro vão ver a reputação da sua marca que vai estar bem positiva e é normal que elas comecem a pesquisar e gerar uma demanda pela sua marca.

Exemplificando eles irão ver lá: esse produto é vendido pela loja do Joãozinho, então ele vai no Google e pesquisa loja do Joãozinho, em seguida ele vai no Instagram e pesquisa loja do Joãozinho, vai no Facebook e faz a mesma coisa. É todo mundo que faz isso? Não, não é! Porém quanto mais volumoso for o nicho que você está trabalhando, maior vai ser o número de pessoas que fazem esse tipo de pesquisa.

Elas fazem esse tipo de pesquisa para ver se conseguem encontrar o contato, encontrar a própria loja e verificar se lá consegue um preço mais barato do que no marketplace, é aí que fica a grande sacada!

Se você tá tendo sucesso no marketplace, qual o próximo caminho? Montar sua própria loja virtual obviamente... Com o mesmo nome, mesma marca e os mesmos produtos não necessariamente os mesmos preços, e aí você vai conseguir trazer clientes de um lado para o outro, depois você irá vender de um lado e gerar demanda e vender do outro lado.

Recapitulando o conceito...Se você precisa gerar demanda, faça isso dentro do seu próprio canal, se você vai vender algo que já tem demanda, venda em algum canal que já existem e tem demanda para isso, e depois tente unir os dois modelos.


Marketplace vale a pena?


Antes de tudo é importante lembrar que não é recomendado que você entre em negócios que estão na moda, a não ser que você viu realmente que ali há uma oportunidade de negócio, então você não abre um negócio por ele estar na moda, isso não irá te trazer um diferencial competitivo e não irá te dar nenhuma vantagem em relação à concorrência, aliás não tem o porquê você entrar no mercado sem ter um diferencial!

Marketplace não é um negócio pra quem é pequeno, para quem está começando do zero...

Qual o conceito de um marketplace? É um grande portal, melhor dizendo é um grande site onde tem muito tráfego, muitas visitas e você usa esse universo para colocar produtos de outras pessoas e esses produtos venderem lá dentro, ou seja o marketplace aproveita do tráfego que ele já tem.

Quais são os principais no Brasil? hoje vemos ai a Americanas, Submarino, Magazine Luiza, entre outros fazerem isso...

Nos Estados Unidos funciona muito bem também como exemplo temos a Amazon, temos a China também e os principais mercados de comércio mundial existem marketplaces atuando.

Quais são as chances de uma pessoa que está começando do zero, no qual ao invés de montar um e-commerce ela quer montar um marketplace? Você tem tráfego? Você tem algum portal que tenha muito tráfego para montar o marketplace?

Porque se você não tiver, o que vai acontecer... você vai convidar outros lojistas para poder montar uma operação dentro do marketplace, colocar os produtos deles ali dentro, eles vão colocar, mas se você não tem tráfego você não vai vender!

O objetivo dos lojistas que entram no marketplace é entrar com o produto, e você entra com o tráfego e a propaganda para fazer com que o produto seja vendido, ele não vai gerar tráfego para o teu negócio, na verdade não é o dever dele fazer isso, se ele for gerar tráfego, ele vai gerar direto para loja virtual dele.

Melhor dizendo, se você não tem um grande portal, não tem uma grande loja, não tem uma grande fonte de tráfego para dentro do teu negócio neste momento, você não deve montar um marketplace! Caso mesmo assim você queira fazer, pode ter certeza de que o principal oxigênio do negócio vai ser o tráfego, e tráfego hoje em dia não é uma coisa barata, então pense muito bem numa estratégia de tráfego e como isso pode ser viável para o seu negócio.

A recomendação aqui é a seguinte: o marketplace não é um negócio que você tem que atuar, você tem que usar o marketplace a seu favor, ou seja colocando os seus produtos dentro de um marketplace e não montar um marketplace, essa pode ser uma visão equivocada dessa oportunidade de negócio.


Quanto custa montar um Marketplace?



Antes de tudo precisamos entender que além do custo para montá-lo, é importante lembrar que se você tem uma boa estratégia, um bom planejamento, então se você realmente colocar os recursos no lugar certo na quantidade certa e no tempo certo, você terá mais chances de ter sucesso com o seu marketplace, então não adianta já chegar investindo 10 mil em marketing por mês, fazer um lançamento para poder comunicar para o mercado inteiro essa nova plataforma, não é essa a lógica!

Se você ir por esse caminho realmente você não vai ter fôlego financeiro para poder aguentar o teu crescimento, e provavelmente vai acabar falhando no curto prazo, por isso o marketplace tem que ficar claro para você que é uma estratégia de longo prazo, então você precisa ter bem claro essa estrutura de custos.

1° Contabilidade : começando da parte legal do negócio, há vendedor que as vezes perguntam eu preciso ter um CNPJ? Sim você precisa ter um CNPJ, claro que para diminuir os custos numa fase inicial se você já é um empresário e já tem a própria empresa você eventualmente pode usar o teu próprio CNPJ atual e só fazer uma adaptação nele para o CNAE de intermediação de negócios, cujo é algo considerado mais apropriado para o marketplace.

Eventualmente também você vai querer separar essa estrutura de custos em um novo CNPJ específico para o teu marketplace, então você vai ter criado um novo e vai precisar de uma contabilidade também para poder auxiliar nesse processo, e para diminuir os custos você pode ir para uma contabilidade online que tem um investimento mais acessível, essa é uma forma também de reduzir esse custo e você começar dessa forma.

2° Jurídico: é de extrema importância que você se preocupe com isso, pois é importante ter os termos de uso e as políticas de privacidade na tua plataforma de marketplace para você começar a operação com o mínimo de segurança.

Há muitas dúvidas do empreendedor do tipo: eu preciso me responsabilizar pelos produtos ou serviços que estão sendo vendidos do marketplace? Não, pois você é só um intermediador, isso tem que constar nos termos de uso, e tem formas também para você prevenir eventuais problemas, mas o ponto aqui é, você fazer os termos de uso, para isso você pode buscar mentes de mercado de outros materiais similares ao seu e contar com alguma assessoria jurídica para poder confirmar mesmo se está realmente tudo certo para você conseguir operar definitivamente o teu negócio.

3° Marketing: depois dessa parte burocrática, o marketing é o principal investimento de você trazer clientes para o teu marketplace, é você atrair compradores, atrair tráfego para realmente fazer com que esse tráfego se convertam em vendas, e isso agregue valor aos seus vendedores ou prestadores de serviços que estão anunciando dentro da tua plataforma.

Para isso você tem formas de reduzir o custo, por exemplo suponhamos que você mesmo sabe fazer marketing digital, ou seja você aprendeu isso fez um curso ou tem alguma pessoa na tua equipe, ou um sócio que entende mais dessa área, ele mesmo pode tocar o marketing digital no primeiro momento ou se não você pode contratar um freelancer, por exemplo ter um freelancer específico de Google Ads é mais barato do que contratar uma agência de marketing digital inteira, então é uma opção! Você pode buscar inclusive em plataformas de freelancer, como o Workana, Upwork, Fiverr, entre outros... Que são específicas para isso.

Caso você queira uma agência, ou seja, uma estrutura mais robusta para poder atender o teu projeto, então você pode buscar uma agência de marketing digital, claro que vai ter um investimento diferenciado porém, é um serviço mais completo então essa é uma das formas mais importantes de tudo isso, além de reduzir custos as vezes com mão de obra, é também reduzir custo nos anúncios, se você tiver fazendo uma estratégia de mídia paga, é você não começar a investir 10 mil por mês no Google Ads ou no Facebook Ads, é realmente você colocar pequenos orçamentos, e realmente fazer testes e ver o que funciona melhor e talvez abandonar aquele canal se não tiver dando o resultado esperado.

Não invista grandes valores no primeiro momento antes de testar bem!

4° Pessoas: é a folha de pagamento, nos primeiros momentos você mesmo como sócio do negócio consegue dar conta de várias áreas para não precisar contratar pessoas em uma operação inicial.

Eventualmente o negócio começou a crescer, talvez seja interessante contratar um estagiário, uma pessoa mais júnior que possa se desenvolver rapidamente e crescer dentro da empresa, então você vai se adequando a tua estrutura de pessoas conforme a necessidade.

Primeiro você tem que ter volume, tem que ter vendas, para se precisar de mais pessoas na operação então você mesmo como sócio consegue dar conta no primeiro momento porque os principais trabalhos no marketplace é basicamente atender cliente, fazer esse relacionamento e atendimento ao cliente final e prospectar vendedores e convencê-los a usar o teu marketplace dando suporte para eles cadastrarem em produtos ou colocar os serviços deles na plataforma e também administrar como um todo, fazer a curadoria das avaliações que estão acontecendo das transações e também prestar um pós-venda para o teu cliente.

5º Ferramentas: é basicamente o que você vai usar dentro do teu marketplace, o principal delas é o gateway de pagamento, é onde você provavelmente vai monetizar, então você vai cobrar uma comissão sobre as transações ou alguma mensalidade dos vendedores para anunciar dentro da sua plataforma.

Nesse ponto você vai ter um custo por transação, então não é uma mensalidade ou custo fixo, mas é uma taxa sobre cada transação que você precisa considerar, fica em média entre 3% e 4% no cartão de crédito e no boleto paga os R$3,50, mas essas taxas podem mudar conforme o volume, conforme o meio de pagamento que você escolher, além disso tem o custo de hospedagem da tua plataforma, então você vai fazer uma hospedagem totalmente em nuvem, é recomendado a ws, Amazon web services, ou seja tem um custo mensal para você manter a estrutura ali dentro, é conforme também pelo crescimento, então você paga ou não, ou até muito barato no primeiro momento e depois vai crescendo e vai criando um custo conforme o crescimento do negócio.

Há outros custos também de ferramentas de marketing como por exemplo, digamos que você precise de alguma ferramenta de automação de marketing digital, então poderia ser RD station, e por ai vai... Porém, digamos que você precise de alguma ferramenta de chat, normalmente podem ser usadas ferramentas gratuitas em uma fase inicial.

Você vai ter outras ferramentas gratuitas também conectadas, que podem ou não ter o custo, vai depender da tua estratégia e o momento do teu negócio.

6º Tecnologia: para você realmente lançar a tua plataforma, é onde que vai estar a tua infraestrutura do marketplace, os clientes vão comprar, um dos vendedores vão anunciar, e você vai ganhar nessa intermediação.


O que é o B2W Marketplace?


O B2W Marketplace é um canal de vendas formado pelas marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime. Esse canal permite que varejistas, indústrias e distribuidores com ou sem loja online, se tornem parceiros dessas marcas e vendam seus produtos para clientes que já compram nesses sites.

Maria, por exemplo, possui uma loja física de roupas no interior da Bahia. João é de São Paulo e tem um e-commerce de materiais de escritório e papelaria, Já Fernando tem uma indústria de móveis no Paraná e fabrica itens exclusivos Maria, João e Fernando podem fazer um cadastro de parceria com o B2W Marketplace e começar a vender seus produtos ali dentro com isso, seus produtos ganham maior visibilidade eles recebem mais pedidos e podem aumentar o faturamento com as vendas.

Uma vantagem é que eles não precisam investir um centavo sequer para começar a vender, o cadastro é gratuito e Maria, João e Fernando só irão pagar o B2W Marketplace uma comissão sobre o valor do pedido, ou seja, eles só irão pagar quando realmente começarem a vender.


Marketplace bloqueado? O que fazer?



Quais são os dois tipos de bloqueio? Quais são os problemas que você consegue desbloquear? Quais são os que não tem jeito, e provavelmente você terá que criar uma outra conta?

Existem dois tipos de bloqueios: o temporário, cujo se você for bloqueado será apenas por algum tempo determinado, logo após o prazo, você poderá voltar a vender normalmente, e existe também o bloqueio permanente que é o seguinte: uma vez bloqueado, acabou!

Se por acaso você tiver tal bloqueio, nós recomendamos você esperar aproximadamente de 2 semanas a 1 mês no máximo, se passou esse tempo e você não conseguiu desbloquear, pode ter certeza que ocorreu um bloqueio permanente.


Por que seus anúncios não vendem nos Marketplaces? Entenda o motivo...



Cinco pontos possíveis de seus anúncios não estarem vendendo nos marketplaces:

1° Anúncio Péssimo: você não tem um vídeo, não tem uma boa descrição, as suas fotos não estão boas, seu título não está legal, sua foto de capa não está muito legal, todos eles podem estar travando as suas vendas.

2° Reputação: verifique se há algumas qualificações negativas, as estrelas estão baixas de você como um vendedor e o próprio anúncio também, geralmente há 5 estrelas e a pessoa te avalia com uma estrela e ainda fala mal do seu anúncio, isso pode fazer com que você não venda, e trave os seus anúncios.

3° Valor do Frete: você tem um frete muito alto! No local onde configura você acaba colocando um valor bem elevado do frete, isso pode acabar fazendo com que você não venda também.

4° Prazo de Entrega: procure sempre entregar dentro dos prazos constatados, com uma gestão de estoque eficiente, o que também é outro ponto importante que se você falhar frequentemente irá fazer com que você trave as suas vendas

5° Tráfego: este é o principal ponto de todos, pois se você tem um preço mais ou menos, e está com estes pontos anteriormente citados tudo certinho, o tráfego é o principal vilão de você não vender nos marketplaces.

Indo para um exemplo prático, se você chegar no Mercado Livre e anunciar uma camiseta x provavelmente você irá estar na 20° página, as pessoas irão pesquisá-la e possivelmente não irá aparecer nas primeiras páginas, aparecerá centenas de vendedores que já fizeram muitas vendas, e estão com qualificações boas e até com medalha.

E uma boa forma de você resolver isso é utilizando os ads dos marketplaces, porque quando você aciona o ads toda a sua conta começa ganhar uma propulsão, mas ai muitos irão falar "eu já pago uma porcentagem para o marketplace e agora mais o ads?" você precisa entender que o ads não é para ser eterno, é para você ganhar essa propulsão, para a sua camiseta x que não aparecia nas primeiras páginas, fazer você passar da 20° página para a 3°, 2°ou até mesmo a 1° página dependendo da categoria de produtos e da concorrência.

O ads é um investimento para que você colha os frutos depois!

A mensagem é: jogue tráfego nos seus anúncios!

Caso você não tenha alguma familiaridade com os ads dos marketplaces, e preferir utilizar o ads do Facebook é uma boa opção também, focando sempre em alcance, envolvimento e tráfego, esses três irão fazer com que você tenha um click barato, porque é isso que importa quando se utiliza o Facebook ads para os marketplaces terem um click barato.

Recapitulando... Todos os pontos citados precisam estarem sincronizados, por exemplo, não adianta ter tráfego e você ter um péssimo anúncio, ter tráfego e a sua reputação está ruim, ou ter tráfego e o prazo e frete ruim, não irá adiantar! Dessa maneira você não vai conseguir vender ou seja é esse ciclo que faz com que você não venda nos marketplaces.



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