SHOULDER-BAG-logo-70x70

SHOULDER BAG MASCULINA E FEMININA 

16 tipos e modelos de bolsas e mochilas de todo o mundo

Tudo sobre mochila


A praticidade que as mochilas proporcionam ao nosso dia a dia é incontestável… afinal de contas, transportar nossos pertences e objetos de maneira organizada para qualquer lugar para usufruir quando necessário é de grande valia.


O que é e quando surgiu a mochila



Como geralmente acontece com toda invenção, as mochilas foram criadas para suprir uma determinada necessidade. Registros históricos revelam o uso de uma estrutura de transporte de carga nas costas ainda nas civilizações pré-colombianas, mais precisamente no Império Asteca.


Sem acesso aos veículos com rodas ou animais de carga, todo fardo deveria ser transportado na força física. Tendo em vista esta necessidade os astecas construíram uma estrutura que contava com dois bastões nas verticais e travessas amarradas na horizontal, acompanhava a largura das costas e era utilizada por homens, mulheres, comerciantes, jovens guerreiros e viajantes de todo o império.

Mais tarde, no continente africano, foi registrada uma espécie de bolsa feita com emendas de peles de animais robustos. Era utilizada especialmente para transportar água e alimentos em geral; mas era forte o suficiente para carregar uma criança, o que eventualmente acontecia.

Já a mochila semelhante com a dos dias atuais surgiu a partir de uma publicação de uma revista especializada. A revista ensinava a dobrar uma coberta (ou um lençol) de maneira que virasse um pacote para colocar nas costas.


Essa publicação virou febre e com o passar dos anos sofreu adaptações até resultar nas mochilas modernas, como as mochilas cargueiras e mochilas térmicas.



O que é uma mochila térmica?


A mochila térmica (ou bolsa térmica) é um modelo de mochila que promete manter as propriedades nutricionais dos alimentos em geral.

O uso da bolsa térmica pode ser aplicado em diversos ocasiões e ambientes. Nela você pode transportar sua marmita ao trabalho, mantendo a comida preservada até a hora da degustação; ou acomodar a alimentação do treino da academia em uma bolsa térmica fitness. É possível carregar sucos, lanches, frutas frescas. Tudo dependerá da sua necessidade.

A bolsa térmica é a melhor opção para quem deseja manter uma alimentação adequadamente balanceada. Os materiais utilizados na fabricação das mochilas térmicas são específicos para manter a conservação dos alimentos por mais tempo.

Esse modelo de mochila está virando tendência mundial, pois possui modelos capazes de agradar até mesmo os mais exigentes dos usuários. Não por acaso é frequentemente visto nas mãos de celebridades mundo a fora que desejam manter o corpo em boa forma.

Entretanto, é importante frisar que a qualidade dos alimentos só será mantida se nos atentarmos a alguns quesitos básicos, como a correta higienização dos alimentos e a utilização de bolsas térmicas de eficácia comprovada. Por isso é importante optar por mochilas térmicas que atendam a todos os requisitos de qualidade.



Quais são os tipos de mochila?

É possível encontrar uma infinidade de tipos de mochila disponíveis no mercado. Apesar das características funcionais serem equivalentes, existe muitas diferenças entre elas. Vamos conhecer um pouco mais sobre os principais modelos de mochila.

Mochila de Nylon

Originalmente, o nylon surgiu no começo dos anos 30 para substituir a seda. A resistência do tecido conquistou a indústria têxtil e atualmente possui vasta utilização, sendo opção de tecido corriqueira para fabricação de mochilas.


Mochila de Poliéster

As mochilas de poliéster - juntamente como as mochilas de nylon, são as mais presentes no mercado. Dentre suas principais características destaca-se a durabilidade devido à alta resistência do material.

A fibra do poliéster é derivada do petróleo e se apresentam em diversas espessuras de fio. O poliéster utilizado nas mochilas possui a fibra mais grossa, o que garante a resistência do produto.



Mochila de Algodão

As mochilas de algodão também são populares, principalmente no meio acadêmico. Elas se diferenciam pela versatilidade e design moderno. Geralmente são mais leves e resistem à água, se receber o tratamento adequado (revestimento com lona).


Mochila de Couro

A mochila de couro é tradicional, afinal de contas, o couro é conhecidamente um material muito resistente e desfila com muita elegância entre os variados estilos. Entretanto é interessante lembrar que a durabilidade do couro está diretamente ligada aos cuidados dispensados ao mesmo, como hidratação e higienização constante.


Mochilas Termomoldadas

Esse modelo de mochila é reconhecido por ser muito resistente. Elaboradas a partir de materiais especiais e tecnologia moderna, as mochilas termomoldadas conseguem unir durabilidade, versatilidade e força em um só produto. Ideal para o uso cotidiano e transporte de equipamentos frágeis, como notebooks.


Mochila Térmica

Mochilas térmicas são ideais para quem deseja promover uma alimentação equilibrada e rica, mesmo se alimentando fora de casa. Nela é possível carregar seus alimentos para onde for com a garantia de sua alimentação não estragará durante o trajeto.




De onde surgiu o termo mochileiro?


O termo mochileiro, possivelmente, teve origem em solo americano entre as décadas de 50 e 60, com a geração Beatnik. Essa geração era formada por escritores e artistas que prezavam pela vida em liberdade.



Esses artistas ignoravam os empregos formais e viajavam como podiam sempre utilizando uma mochila nas costas para conhecer novos lugares, novas pessoas. Daí surgiu o termo mochileiro. A expressão atualmente é utilizada para identificar viajantes independentes que organizam suas próprias viagens com destaque para as aventuras, diversão e conhecimento.

Enfim, apesar de não existir uma definição exata para enquadrar os mochileiros - tendo em vista que existem diversos estilos de pessoas - ser mochileiro é um estilo que vai além de somente carregar a mochila nas costas.



Quais são as consequências para o corpo ao carregar mochila pesada?


O peso da mochila é um problema bastante conhecido. O excesso de peso nas mochilas faz mal para a coluna, afetando diretamente a postura do usuário. Os efeitos de carregar mochila pesada são visíveis a curto ou a longo prazo.

Dentre as diversas doenças de coluna, destacamos a escoliose (coluna torta para um dos lados), hiperlordose (que causa dores nas pernas), hipercifose (formação de corcunda e dores nos braços e mãos).


Invariavelmente, o excesso de peso nos ombros provocado pelos objetos transportados na mochila prejudica o desenvolvimento (no caso das crianças) e contribuem também para o desgaste da coluna vertebral.

Nossa coluna possui uma espécie de amortecedor entre as vértebras para evitar o atrito e consequentemente as hérnias de disco. O uso incorreto da mochila pode gerar o chamado ‘pinçamento do nervo’, que é caracterizado pelo deslocamento desses discos vertebrais, resultando em dores agudas nas costas.

Para evitar dores pelo uso da mochila, o aconselhável é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso das crianças ou 15% do peso de um adulto.



Como escolher a mochila certa para uso?


Antes de tudo, é preciso definir a finalidade do uso da mochila. As mochilas possuem diversos modelos específicos para suprir praticamente todas as necessidades.

Dentre os principais modelos de mochila disponíveis no mercado destacamos as mochilas de ataque - talvez as mais populares devido à sua versatilidade para o uso no cotidiano; mochilas cargueiras - para viagens longas ou cargas pesadas; mochila com rodinhas - para viagens curtas e a mochila térmica (bolsa térmica), perfeitas para conservação de alimentos.

Entretanto, após definir o modelo, chega o momento de escolher o tamanho da mochila. Essa etapa é fundamental para que seu produto comporte tudo que você precisa e de maneira confortável.

O tamanho das mochilas é definido por litros. Apesar da unidade de medida dificultar a noção de tamanho/espaço, é possível obter uma breve noção do tamanho de cada mochila. As mochilas com capacidades que variam entre 10 e 45 litros são consideradas pequenas. Os modelos médios variam entre 45 e 60 litros e as mochilas grandes possuem entre 60 e 90 litros.



Quais os tecidos que já foram usados para fabricar uma mochila?


Como já podemos observar, as mochilas podem ser fabricadas com variados tipos de tecido. Os tecidos mais comuns são o nylon, poliéster, couro, algodão. Entretanto isso não é uma regra. Ao longo do tempo inúmeros tipos de tecidos foram utilizados para fabricar mochila.

Ainda na antiguidade, como já citado, os africanos amarravam peles de animais para formar uma bolsa e carregar nas costas. De lá pra cá, vários outros tipos de tecidos já foram utilizados para fabricar mochila.


O nylon é o material mais popular para fabricar mochilas. Foi a primeira fibra têxtil sintética produzida pelo próprio homem, se tornando o representante mais famoso do grupo das poliamidas. As poliamidas são fibras sintéticas altamente resistentes e de difícil desgaste.

Tendo em vista que o nylon podia ser utilizado em diversas áreas do mundo têxtil, a fibra rapidamente se popularizou, principalmente durante o período da 2ª Guerra Mundial, quando a seda se tornou escassa e relativamente cara.
Após o término da guerra o nylon manteve seu sucesso, se tornando opção corriqueira no segmento têxtil.

Registros demonstram mochilas feitas de lã, brim, mochilas jeans, linho, seda, mochila canvas, mochila de plástico, camurça, flanela, gorgurão, mochila de lona… além dos tecidos utilizados em mochilas especiais, como as bolsas térmicas, que geralmente é fabricada com revestimento interno de espuma PAC de isolamento térmico, revestidas de folha de laminado térmico.



Como deve ser uma mochila para:


Acampamento (camping / trilha)


Os equipamentos e mochilas para acampamento evoluíram muito nos últimos anos. Ao escolher sua mochila de camping, opte por produtos que apresentem várias funcionalidades, como por exemplo, diversos bolsos e ajustes para moldar as alças no seu corpo. Não podemos esquecer que alças e barrigueiras acolchoadas serão bem vindas em uma trilha.


Notebook


As mochilas para notebook tem que oferecer segurança e conforto ao mesmo tempo. Para transportar o computador com proteção, as mochilas para laptops devem ser fabricadas com materiais resistentes e de primeira qualidade.

O compartimento para guardar o notebook geralmente fica próximo das alças e também estão disponíveis em diversos tamanhos, tudo depende da necessidade.



Corrida


Quem pratica exercícios físicos como corrida sabe que manter-se hidratado é primordial. A boa hidratação é um componente fundamental para alcançar níveis seguros e saudáveis em uma corrida, influenciando diretamente no desempenho do atleta.

Portanto é essencial que a mochila de corrida possua reservatórios de água acoplados do lado de dentro da mochila com uma mangueira que será responsável pelo transporte da água até a boca.



Ferramentas


As mochilas para ferramentas precisam ser fabricadas com materiais resistentes, capazes de suportar o peso elevado das ferramentas. É interessante que a bolsa para ferramentas possuam costuras fortes e diversos bolsos para facilitar a distribuição das ferramentas utilizadas com mais frequência e deixá-las de fácil acesso.



Qual a diferença entre mochila, maleta, mala e bandolera?


Mochila: Carrega-se nas costas e possui alças para colocar nos braços. Podem ser fabricadas de diversos materiais e estão disponíveis em vários modelos, como já vimos acima.

Mala: A mala habitualmente é retangular com cantos arredondados. Pode ser fabricada de materiais como o plástico, vinil ou couro. É equipada com uma alça do lado para facilitar o transporte. Algumas malas possuem rodinhas.

Maleta: Grosso modo, a maleta é uma mala compacta. Pode ser usada em diversas ocasiões, como viagens curtas ou para auxiliar na organização de papéis e documentos. Geralmente é utilizada por executivos e são facilmente encontradas em couro, e vinil, dentre outros materiais.

Bandoleira: A bandolera de pano é uma mochila (bolsa) que fica pendurada pelo corpo através de uma alça transversal. São encontradas em diversos tipos e tamanhos e recebe esse nome devido à bandola (alça), que tradicionalmente servia para carregar algo junto ao corpo (uma arma, por exemplo).


Um pouco sobre a mochila de ouro que Neymar usa.


Na Copa do Mundo passada Neymar deu mais um indício que é apaixonado por moda. Após uma vitória da seleção brasileira, o namorado de Bruna Marquezine exibiu um de seus itens singulares. O craque da seleção desembarcou na Rússia usando uma mochila ouro personalizada com o rosto de seus familiares.

A mochila, avaliada em mais de R$ 3.000 é fabricada pela marca ‘Nordstrom Rack’ e além de chamar a atenção pela beleza e exuberância, promete roubar a cena por onde passar - assim como o futebol do craque Neymar Júnior.



O que é uma mochila cargueira?


As mochilas cargueiras são utilizadas para diferentes ocasiões, sempre que for preciso transportar uma carga maior. É escolha certa para fazer um mochilão, trekking ou trilhas longas, além de servirem também para o uso diário. Motoqueiros costumam utilizar mochilas cargueiras para acomodar todos os equipamentos nas viagens de moto.


As mochilas cargueiras são fabricadas em diversos tamanhos. Apesar de não existir uma regulamentação na classificação, a maioria das marcas define como cargueira a mochila que tem a medida de 40 a 90 litros.

É muito importante frisar que litros não é equivalente a kg. A medida lt refere-se ao volume da mochila, o peso vai depender do que você transportará dentro dela.